FILIG (Festival Internacional de Literatura Infantil de
Garanhuns 2014), acontece de 9 a 12 de outubro, reunindo grandes nomes da literatura infantil do Brasil e da América Latina Com a proposta de contribuir para a formação de novos leitores, o primeiro Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, o Filig, acontece entre os próximos dias 9 e 12 de outubro, no Agreste pernambucano, promovendo a interação de crianças e adultos com renomados escritores e ilustradores do Brasil e da América Latina. A ilustradora Eleonora Arroyo (Argentina) e as escritoras Irene Vasco (Colômbia) e Florencia Esses (Argentina) são as atrações internacionais. Entre os brasileiros, os ilustradores Nireuda Longobardi, Laerte Silvino e José Carlos Braga Câmara e a escritora Sandra Pina. A programação completa foi anunciada na manhã desta terça-feira (23), na cidade de Garanhuns.
A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas participem de diversas atividades programadas para os quatro dias de evento, considerado o primeiro festival internacional de literatura infantil realizado na região Nordeste. O Filig é uma realização da Proa Cultural, com patrocínio da Ferreira Costa e apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação Municipal, do Serviço Social do Comércio (Sesc Garanhuns), da TV Pernambuco (TVPE) e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). A curadoria é de Antonio Nunes Barbosa Filho, o Tonton, que também é coordenador AEILIJ e membro da União Hispanoamericana de Escritores.
Nesta primeira edição, o Filig tem como tema: “Literatura Infantil - Construindo Cidadãos”. O tema surgiu da crença de que através da literatura é possível construir e incutir o hábito da leitura na vida de crianças, para que se tornem cidadãos e leitores Nas atividades dedicadas às crianças, os convidados participarão de oficinas e bate-papos descontraídos, que serão realizados no Sesc Garanhuns durante a manhã.
A programação segue no Parque Ruben van der Linden, mais conhecido como Pau Pombo, no turno da tarde. O espaço, que fica na área central Garanhuns e tem infraestrutura de lazer, receberá rodas de leitura, performances de ilustradores, lançamentos e feira de livros, apresentações culturais e uma biblioteca ao ar livre. Já a programação de palestras para o público adulto será realizada à noite, no auditório do Sesc de Garanhuns. Todas as atividades são gratuitas, sendo algumas voltadas para profissionais e alunos de escolas municipais; e outras abertas ao público. As inscrições para os bate-papos com autores e oficinas abertas poderão ser feitas no site do Festival: www.filigfestival.com.br. Já as palestras serão abertas. O número de vagas será de acordo com a capacidade do auditório.
PALESTRA
A escritora colombiana Irene Vasco, que escreve livros para crianças há mais de 25 anos, abre a programação de palestras na sexta-feira. Irene é fundadora do projeto Espantapájaros (Espantalho), especializado em literatura infantil e considerado um dos centros de iniciação para muitos escritores do gênero. Também desenvolve um trabalho na Colômbia para formação de novos leitores.
A escritora argentina Florencia Esses, autora de poesia e contos para crianças, com experiência na área de formação de leitores, será a palestrante do sábado. A ilustradora argentina Eleonora Arroyo, que vive e trabalha em Buenos Aires e se dedicou à educação pela arte após fazer experiências com teatro de sombras, encerra a programação de palestras na noite do domingo.
EXPOSIÇÃO
Neste ano, o Filig vai homenagear ilustradores e escritores da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), que completa 15 anos em 2014. Para marcar a data, o festival vai trazer uma exposição com ilustrações e textos inéditos dos fundadores da Associação.
ATIVIDADES PARALELAS
O festival também conta com uma série de atividades paralelas que se iniciaram em agosto e seguem até dezembro, com as oficinas de Formação de Mediadores de Leitura e de Gestores de Bibliotecas. O objetivo dessas atividades é formar multiplicadores de leitura para atuação direta em literatura infantil na cidade de Garanhuns.
A indicação dos participantes das oficinas ficou a cargo da Secretaria de Educação de Garanhuns. Cada oficina capacitará até 24 profissionais, num total de 100 pessoas beneficiadas, que atuarão como agentes multiplicadores, atingindo indiretamente até três mil crianças.
KITS DE LEITURA
As escolas municipais e seis bibliotecas existentes em Garanhuns vão receber “Kits de Leitura” formados por um acervo de livros infantis que serão entregues em um expositor com suporte para os livros. Ao todo, serão 58 kits. A seleção dos livros seguirá as recomendações da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil (FNLIJ) e da curadoria do festival.
GARANHUNS
A cidade de Garanhuns foi escolhida para receber o Filig porque já vem desenvolvendo ações voltadas para a literatura infantil, como a implantação de salas de leitura e a realização de bienais de livro, que contribuem para a formação de leitores. A escolha da data do festival (9 a 12 de outubro) levou em consideração o início da Semana Nacional da Leitura, além das comemorações do Dia das Crianças.
FERREIRA COSTA
Com 130 anos de fundação, a Ferreira Costa vem patrocinando diversas ações voltadas para a valorização das expressões culturais. São vários projetos apoiados pela Ferreira Costa, sobretudo os que visam o incentivo à leitura e à literatura. Uma dessas iniciativas é o Projeto Sala de Leitura. Realizado desde 2005, tem como objetivo democratizar o acesso ao livro e incentivar o hábito de leitura entre alunos da rede municipal de ensino.
O acervo das salas engloba 1.000 títulos não-didáticos, incluindo infantis, infanto-juvenis, obras de ficção, psicologia, sociologia, literatura brasileira e estrangeira. As obras são doadas para escolas públicas e, inclusive, é feita uma capacitação para que a própria entidade possa administrar o espaço de leitura. Já foram implantadas 84 salas de leitura, distribuídas pelas cidades de Garanhuns, Lajedo, Bom Conselho, e nas capitais Recife e Salvador.
A empresa também participou de duas edições da Bienal do Livro de Garanhuns, em 2012 e 2014, promovendo ações de contação de história e de doação de livros. Ao promover o Filig, a Ferreira Costa busca desenvolver uma série de ações artístico-educativas, com foco em Literatura Infantil, envolvendo escolas públicas, bibliotecas, salas de leitura das escolas, a Academia de Letras de Garanhuns, profissionais liberais, entre outros atores da comunidade literária.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.filigfestival.com.br, ou pelo Facebook (@filigfestival), Twitter (@filigfestival), e Instagram (@filigfestival).
Créditos da postagem (BLOG Casinha da CYS, Link http://www.casinhadacys.com/2014/09/festival-internacional-de-literatura.html).
Nenhum comentário:
Postar um comentário