sábado, 6 de dezembro de 2014

PJU NÚCLEO GARANHUNS VISITA A COMUNIDADE CASTAINHO

   


   Em 29 de novembro de 2014, as Professoras Elis Carla e Maria Cicera e os Alunos do Projovem Urbano Núcleo Garanhuns visitam a Comunidade do Castainho em Garanhuns-PE. Sendo recebidos por duas jovens integrantes da Comunidade - Lúcia e Ana (Estudantes de Pedagogia), essas jovens realizaram uma roda de conversa com nossos alunos, contando para eles a história da comunidade, mostrando a evolução da comunidade com o passar dos anos. 
  Primeiramente, ficamos sabendo que a comunidade foi fundada por um grupo de negros que conseguiu fugir da guerra que destruiu o quilombo dos Palmares. 
  Atualmente, o Castainho possui aproximadamente 600 famílias que vivem da agricultura, do cultivo de horta e de mandioca para o fabrico da farinha. A organização territorial da comunidade é coletiva, foi criada uma associação comunitária que se reune no 1º dia de todos os meses para discutir e procurar juntos as soluções para os problemas da comunidade. 
   As festividades da comunidade são: o dia da Mãe Preta na 2ª semana do mês de maio, a participação da comunidade nas atrações do Festival de Inverno de Garanhuns no mês de julho e a celebração da Consciência Negra no dia 20 de novembro.  
  Essa visita foi muito importante para nossos alunos compreenderem as lutas do povo negro na história do nosso país, lutas que se estendem até os dias atuais contra o preconceito e por um lugar nas universidades e no mercado de trabalho. 

Por: Elis Carla Gomes
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário