terça-feira, 23 de abril de 2013

=> Semana Internacional da Mulher - PJU/Saloá

O PJU de Saloá comemorou a semana internacional da mulher com apresentações cinematográficas de obras importantes no cenário nacional. Tornar possível uma análise crítica do perfil feminino apresentado nos filmes era de extrema importância para elucidar a verdadeira história de lutas e conquistas feministas. Conhecer o perfil feminino através do tempo facilita a compreensão de tamanha conquista.


Para nos ajudar, escolhemos filmes que não tinham a mulher como tema central, já que a proposta era aguçar a percepção dos nossos alunos sobre o perfil traçado pelo autor. A princípio exibimos um clássico do cinema brasileiro da década de 70 (Jeca e o Seu Filho Preto), uma das inúmeras obras de Mazzaropi, que tinha como foco principal o preconceito racial, mas ao mesmo tempo mostrava o comportamento submissivo da mulher diante da postura masculina e machista da época. E o outro filme escolhido foi (Primo Basílio) produzido em 2007 e baseado na obra de Eça de Queirós, onde uma das personagens principais sofre com a pressão psicológica de sua empregada doméstica e consequentemente de uma burguesia altamente preconceituosa ao comportamento de uma mulher adultera.


Obtivemos bons resultados com a apresentação dos filmes, pois o debate sobre esta data tão importante passou a ser mais significativo, já que era de entendimento de todos, o processo evolutivo das leis e conquistas das mulheres em um mundo tão competitivo e exigente.

Para ver todas as fotografias enviadas pelos professores do núcleo, basta clicar na imagem abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário