sexta-feira, 20 de novembro de 2015

NÚCLEO PARANATAMA VIVENCIA ATIVIDADES SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA

  Em 16 de novembro de 2015, as Professoras Elis Carla e Josinete abordaram o Tema: Consciência Negra, explanando para os alunos do PJU Núcleo Paranatama sobre o porquê da comemoração do dia nacional da consciência negra em 20 de novembro, a vinda dos negros africanos para serem escravos nas plantações de café e açúcar no Brasil e a resistência dos negros a escravidão no século XVI. 
  Logo após, foi exibido o Filme: "Quilombo" de 1984 dirigido por Carlos Diegues. A história no filme se passa em torno de 1650, onde um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares, durante muitos anos. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará as idéias conciliatórias de Ganga Zumba, enfrentando o maior exército jamais visto na história colonial brasileira. 
  Discutir o tema "Consciência Negra" é importante para que os alunos reflitam sobre a história da escravidão no Brasil e o racismo e preconceito contra os negros no Brasil na atualidade. 

Por: Elis Carla Gomes







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário