quinta-feira, 6 de março de 2014

=> Fantástico irá acompanhar estudante pernambucano em viagem de premiação

O professor e integrante da coordenação estadual do Projovem Urbano (PJU) - Alvaro Deangelles acabou de enviar um e-mail sobre uma nova premiação que as estudantes do PJU / Saloá (7a entrada) foram parceiras na produção do vídeo premiado do estudante Valdemir que será acompanhado pela equipe do programa de televisão Fantástico durante a cerimônia de premiação, segue abaixo o texto enviado por ele.

++++++++++++++++++++++++++++++++ 

CONCURSO

O concurso cultural foi realizado pela Marinha do Brasil, por intermédio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), em âmbito nacional, tendo por público-alvo os jovens alunos do Ensino Médio da educação básica obrigatória, regularmente matriculados em instituições de ensino da Rede Pública ou Particular do Brasil, com o intuito de estimular, reconhecer, divulgar e premiar os alunos que demonstrarem, através de vídeos, a importância da participação do Estado brasileiro no Continente Antártico com enfoque nos aspectos políticos, ambientais, econômicos e sociais do país.

O prêmio era destinado aos alunos da educação básica obrigatória, com idade mínima de 15 e máxima de 19 anos, completados durante o ano de 2013, matriculados no Ensino Médio da Rede Pública e Particular do Brasil.

O concurso teve um pouco mais de 200 vídeos inscritos de todas as regiões do país, onde seriam premiados 2 (dois) vídeos elaborados por alunos matriculados em instituição de Ensino Médio da Rede Pública e 2 (dois) vídeos elaborados por alunos matriculados em instituição de Ensino Médio da Rede Particular.

Os Autores dos 4 (quatro) melhores trabalhos, sendo 2 (dois) alunos de instituição de Ensino Médio da Rede Pública e 2 (dois) alunos de instituição de Ensino Médio da Rede Particular, farão jus a um Diploma de Honra ao Mérito, bem como serão agraciados com uma viagem para a Antártica sob a responsabilidade do PROANTAR. Os alunos vencedores serão acompanhados, na viagem à Antártica, pelo professor orientador do projeto.

VÍDEO
O vídeo foi produzido Pelo estudante Valdemir (filho de Demir – porteiro) em parceria com as alunas do Projovem Urbano de Saloá (alunos do EREM Monsenhor João Marques) e orientados pelo professor Alvaro Deangelles. O concurso tinha como tema “O BRASIL NA ANTÁRTICA”, daí optamos pelo título “O BRASIL NO CONTINENTE BRANCO”  disponível abaixo ou pelo liink http://www.youtube.com/watch?v=qwWiXLN1AAU . A animação foi produzida com a técnica de “stop motion”, já utilizada nos outros vídeos.



VIAGEM
A nossa viagem está marcada para o dia 19 de março. Temos como roteiro alguns dias na cidade do Rio de Janeiro onde vamos fazer cursos de sobrevivência no frio, receber informes técnicos sobre a viagem e dois dias de passeios pelos pontos turísticos da cidade. Depois seguimos para Pelotas no Rio Grande do Sul e ficamos por lá um dia. De pelotas seguimos para Punta Arenas no Chile onde fica uma base de apoio para todos os países da América do Sul. Depois seguimos em um avião da FAB para a base Chilena na Antártica e depois de navio até chegarmos à base brasileira. A programação na antártica se restringe em conhecer o continente, a base de pesquisa e trocarmos experiências com todos os pesquisadores que estiverem por lá. Na base de pesquisa brasileira também terá uma cerimônia de premiação para os vencedores.


RESUMO DA DIVULGAÇÃO
Na última sexta-feira não tínhamos o resultado do concurso, apenas sabíamos que vinha alguém da marinha para fazer entrevistas e que seria mais uma etapa do processo de seleção. Quando a equipe da marinha chegou, fez a surpresa comunicando ao aluno Valdemir e toda sua família que ele era um dos vencedores do concurso e que a equipe local da TV Asa Branca estava gravando imagens e realizando entrevistas para serem exibidas no Fantástico. Também informou que a matéria só deve ir ao ar no mês de abril, já que durante toda a viagem uma equipe do Fantástico vai nos acompanhar e consequentemente a edição da matéria deve ficar pronta na primeira semana de abril, pois retornamos apenas no dia 31 de março.


FONTE: Alvaro Deangelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário