quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

EXCURSÃO DO PJU NÚCLEO GARANHUNS A OLINDA E RECIFE


 Na data de 31 de janeiro de 2015, os alunos do núcleo de Garanhuns foram contemplados com uma excursão pedagógica para conhecerem o centro histórico de Olinda e Recife Antigo.
 Os alunos foram acompanhados pelas educadoras do núcleo: Elis Carla e Maria Cícera e pela Coordenadora de Polo do Agreste Meridional Elielda Barbosa Duarte.

                                                                                            

   Pela manhã, os alunos conheceram o centro histórico de Olinda, onde visitou a Igreja e Mosteiro de São Bento que é considerada a igreja mais rica de Olinda, totalmente barroca, com paredes de cedro talhado e coberto com ouro, riquíssima em termos culturais e arquitetônicos, datada do século XVI. A catedral da Sé que da sua localidade dá pra prestigiar uma das mais belas vistas Recife/Olinda. 


   A Catedral foi erguida em 1540, no seu interior chama a atenção os seus altares laterais folheados a ouro, azulejos portugueses e o túmulo de Dom Helder Câmara, ex arcebispo de Olinda. Por último, o Observatório Astronômico do Alto da Sé, criado por Duarte Coelho então governador da capitania de Pernambuco.

  No retorno os alunos puderam conhecer as ladeiras de Olinda, lembrando do Compositor Pernambucano Alceu Valença com sua música “Nos quatro cantos cheguei e todo mundo chegou, descendo ladeira, fazendo poeira, atiçando calor...”




   No período da tarde, eles puderam conhecer o Recife Antigo com seus casarões antigos e o Marco Zero, local onde Recife Nasceu, de lá é possível observar uma extensa muralha de arrecifes naturais. O ambiente é composto pelo Porto do Recife, pelo Centro Caixa Cultural Recife, pelo Terminal Marítimo de Passageiros e pelo Parque e Esculturas Francisco Brennand.
  Para encerrar nosso dia cultural, visitamos o museu “O Paço do Frevo” um belo espaço de pesquisa, lazer. Tivemos o prazer de mergulhar nas Memórias dos carnavais passados, com histórias retratadas em fotos, vídeos e documentos.
  Essa excursão foi de grande importância, pois nossos alunos puderam conhecer um pouco mais da história de Pernambuco e associar esses conhecimentos aos que os livros de história retratam sobre a colonização do Brasil, como também, conhecer a história de um dos patrimônios históricos da humanidade: O Frevo.
  Por fim, agradecemos a Secretaria de Educação de Garanhuns e a Secretaria de Transportes pelo apoio e parceria na execução dessa atividade. 

Por: Elis Carla Gomes e Sílvya Karina Azevedo



Nenhum comentário:

Postar um comentário